Risco de epidemia de 'Hepatite A' assusta moradores de município paraibano

O risco de epidemia de 'Hepatite A’ está assustando moradores de uma comunidade rural localizada na Usina Santa Helena, em Sapé, município do Brejo paraibano.
De acordo com informações oficiais, pelo menos cinco dos principais pontos de distribuição de água para a região já foram examinados por agentes da Vigilância Sanitária e pelo menos quatro deles foram reprovados e considerados inadequados para o consumo humano.
Pelo menos 10 casos de 'Hepatite A' já foram diagnosticados clinicamente, dos quais, pelo menos cinco, já foram comprovados em laboratório.
As águas de um dos pontos de distribuição, o açúde tanhém, são comumente utilizadas por moradores locais como ponto de lazer para piqueniques e banhos. De lá, as águas são bombeadas para caixas de armazenamento de onde são distribuídas para todas as residências da Comunidade e chegam às torneiras da população sem passar por nenhum tipo de tratamento.
Para tentar minimizar o problema, agentes da Vigilância Epdemiológica de Sapé já iniciaram uma série de ações de conscientização junto aos moradores da Comunidade através de palestras e orientações de como tratar a água na própria residência antes do consumo.
Dores abdominais, pele e olhos amarelados e vômito, são alguns dos sintomas provocados pelo vírus da doença que está presente em todo os países do mundo, inclusive nos mais desenvolvidos.
Adriana Costa com Herbert Araújo da TV Correio
Reportagem:willame júnior
Produção:carlinhos porróia