TCE empossa Arthur Cunha Lima como conselheiro

O Tribunal de Contas do Estado empossou, no final da tarde desta terça-feira (4), o advogado e ex-deputado Arthur Cunha Lima como novo conselheiro, em substituição a José Marques Mariz, que se aposentou em abril deste ano. A solenidade de posse ocorreu no plenário Ministro João Agripino, horas depois de Arthur renunciar ao mandato de deputado e à Presidência da Assembléia Legislativa.
Num discurso emocionado, Arthur agradeceu aos amigos, familiares e eleitores que lhe deram o mandato de deputado, além de considerar encerrada sua missão no Poder Legislativo. “Chego aqui de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido (na Assembléia Legislativa)”, sustentou.
Cunha Lima pregou a unidade entre conselheiros, procuradores, auditores e servidores para fortalecer ainda mais o Tribunal de Contas defendendo que o órgão, além de apreciar meramente o aspecto contábil, observe também se as políticas públicas foram devidamente implantadas pelos gestores.
“Estou aqui para unir forças e farei tudo para fortalecer o Tribunal de Contas. Sei que atrás da frieza dos números, o Tribunal haverá de enxergar as políticas públicas que a sociedade tanto exige dos gestores”, afirmou o conselheiro.
Arthur considerou uma “provação” todo o processo que antecedeu sua posse, mas deixou claro que as dificuldades enfrentadas apenas lhe fortaleceram. “Isso foi bom para que a sociedade saiba cada vez mais que contará com um conselheiro honesto”, sustentou.
O presidente Nominando Diniz, antes de encerrar a sessão, lembrou que Arthur contribuiu, mesmo antes de ser empossado, com o TCE em pelo menos duas ocasiões: evitando o debate sobre a possível implantação do TCM em sua ausência (Nominando viajou em férias para o Exterior) e repassando 0,2% do Orçamento da Assembléia Legislativa para a Corte de contas.
“Esse repasse nos permitiu fazer uma nova adequação no Plano de Cargos dos servidores. Hoje, tramita na CCJ um decreto que arquiva em definitivo o TCM e o apoio de Arthur junto aos deputados será importante”, afirmou Diniz.
O presidente aproveitou para fazer uma homenagem ao conselheiro aposentado José Mariz. “Trata-se de um homem de bem que só fez honrar o Tribunal de Contas, seja como conselheiro ou no seu dia-a-dia como cidadão digno. Mariz merece todas as honras do Tribunal de Contas por sua passagem retilínea e digna”, concluiu.