sexta-feira, 18 de março de 2016

Com quórum, Câmara abre sessão para acelerar rito de impeachment.



Oposicionistas querem sessões todos os dias para dar rapidez ao processo.


Comissão que analisará impeachment de Dilma foi instalada nesta quinta.


Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, presidiu a sessão no plenário  (Foto: Laís Alegretti/G1)Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, presidiu a sessão no plenário (Foto: Laís Alegretti/G1)
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu sessão na Casa nesta sexta-feira (18) para acelerar o rito de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Cunha e aliados pretendem realizar sessões todos os dias (mesmo às segundas e sextas, o que não é comum) e assim fazer que o prazo corra mais depressa.
A comissão da Câmara que vai analisar o impeachment foi instalada nesta quinta (17). Com isso, Dilma tem prazo de 10 sessões no plenário para apresentar sua defesa.
Cunha precisava de 51 deputados – ou 10% da Casa – para abrir a sessão não deliberativa (quando não há votações). O número foi atingido antes de 9h30, horário em que Cunha anunciou que já havia mais de 60 parlamentares presentes.
 Depois que a comissão do impeachment receber a defesa de Dilma, tem o prazo de cinco sessões do plenário para tomar uma decisão sobre o processo. Depois o plenário da Câmara votará o impeachment.
Segundo Cunha afirmou nesta quinta, 45 dias é um “prazo razoável” para concluir toda a tramitação do processo de impeachment na Casa.
Comissão do impeachment
A comissão foi eleita por 433 votos a favor e apenas 1 contrário (veja a lista com os integrantes da comissão ao final desta reportagem).
Pela proporcionalidade das bancadas, PT e PMDB serão os dois partidos com mais integrantes na comissão, 8 cada. O PSDB terá 6 representantes.
O  deputado Jovair Arantes (PTB-GO), aliado de Cunha, relator do colegiado. Para presidir a comissão, foi eleito Rogério Rosso (PSD-DF).
Em entrevista coletiva, após a eleição, Jovair Arantes disse que sua proximidade com Cunha não vai influenciar na elaboração do relatório final da comissão do impeachment.
Além de Rosso e Arantes, foram definidos os seguintes nomes para os cargos de comando do colegiado: Carlos Sampaio (PSDB-SP) como primeiro-vice-presidente; Mauricio Quintella Lessa (PR-AL) como segundo-vice; e Fernando Coelho Filho (PSB-PE) como terceiro-vice.

Laís AlegrettiDo G1, em Brasília

WS NOTICIAS

WS NOTICIAS

São Braz

São Braz

No facebook.com/willamssantos.ws.3

No facebook.com/willamssantos.ws.3
JORNAL DA MANHÃ

Policlinica Servimed - Sapé - PB.

Policlinica Servimed - Sapé - PB.

Neno Emplacamento - 3283 -2481

Neno Emplacamento - 3283 -2481

Ws Noticias

Ws Noticias
A noticia com credibilidade!

Total de visualizações