Aesa prevê chuvas e queda de temperatura no Litoral, Agreste e Cariri
Essas chuvas chegam do Oceano Atlântico atingindo o Litoral, depois se propagam para o restante da Paraíba. Em cinco dias (período de 13 a 17) choveu no Litoral 147,9 milímetros (mm), a metade do previsto para o mês de junho.
A meteorologista da Aesa, Carmem Becker, explicou que essas chuvas são típicas do período e a grande surpresa foi com a queda da temperatura na região do Litoral, apresentando uma variação de 29,1º C na máxima e 21º C a mínima. “O mês de maio e o início de junho apresentaram pouca nebulosidade, além de uma temperatura muito quente no período da tarde. A chuva surgiu do dia para a noite”, comentou.
Nas regiões do Cariri e do Sertão ocorreram esta semana chuvas passageiras e céu nublado. “Nessas regiões as chuvas foram fracas porque apresentam uma grande distância do Oceano Atlântico e não sofrem os efeitos climáticos do período. Apesar da falta de chuvas as temperaturas à noite nessas regiões estão caindo com mínima de 20ºC”, informou Carmem.
As chuvas vão continuar até o mês de agosto nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo. Já as temperaturas devem cair em todo o Estado nos meses de julho e agosto, com destaque para a região do Cariri que pode chegar a atingir 16º C (com madrugadas bem frias).