quarta-feira, 16 de junho de 2010

Maranhão inaugura Acauã e leva água de qualidade a dez municípios




O governador José Maranhão inaugurou na tarde e noite desta quarta-feira (16) o Sistema Adutor de Acauã. Nesse primeiro momento, ele entregou o benefício às populações de Alagoa Grande (Comunidade Zumbi), Juarez Távora e Salgado de São Félix, que comemoraram a chegada de água de qualidade nessas três cidades.


Maranhão teve uma recepção calorosa em Zubim, distrito de Alagoa Grande, onde moram quatro mil pessoas. Satisfeito com a realização da obra e a receptividade do povo, o governador agradeceu o carinho e afirmou que era uma alegria “inaugurar a adutora Acauã debaixo de chuva enviada por Deus”.


Ele lembrou que o sistema “é uma obra estruturante, vai contribuir com a saúde das pessoas e fazer com que elas tenham mais dignidade. Esse é um amplo projeto que, junto com outras ações, cobre todo o território da Paraíba, desde o Litoral, passando pelo Cariri, planalto da Borborema e se estendendo até o Sertão”, declarou.


“Nós temos muitas outras obras voltadas para o desenvolvimento do Estado e se Deus quiser vamos inaugurá-las em poucos dias”, acrescentou, destacando que na região a pessoas também serão beneficiadas em breve com a pavimentação de estradas.


A Adutora Acauã tem 93 quilômetros de extensão. Na obra foram investidos R$ R$ 113.243.742,79, em parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo sistema adutor garante água para 135 mil pessoas. A água é captada na barragem Acauã, terceiro maior reservatório da Paraíba, que foi inaugurado no Governo Maranhão II, em 2002.


Maranhão afirmou na comunidade Zumbi, em Alagoa Grande, que lamentava porque a adutora Acauã deveria ter sido construída há seis anos. No seu governo passado, a barragem Acauã foi construída e o projeto do sistema adutor encaminhado, “mas infelizmente houve a descontinuidade das obras”.


Qualidade de vida – Morador de Zumbi há 42 anos, o comerciante Antonio Melo Correia afirmou que a chegada da água vai trazer mais qualidade de vida às pessoas que ao longo dos anos sofriam com a falta de água. “É uma grande vitória que o governador está nos dando”, revelou. O agricultor José Miguel Pereira, 75 anos, nascido e criado no Zumbi, agradeceu ao governador pela adutora e o parabenizou pelo trabalho realizado. O senhor Cícero Bertolino da Silva, 80 anos de idade, também demonstrou sua alegria com a notícia da inauguração da adutora Acauã.


Diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores da região prestigiaram as inaugurações, além dos deputados federais Marcondes Gadelha e Manoel Júnior e do deputado estadual Arnaldo Monteiro, entre outras lideranças. Vários secretários do Governo participaram das solenidades, a exemplo da secretária de Interiorização, Ana Cláudia Veneziano Vital; Francisco Sarmento (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia); o presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira, dentre outros auxiliares.


A exemplo dos Sistemas Adutores de Congo e Capivara, recentemente inaugurados pelo Governo do Estado, a adutora Acauã possui sistema de automação destinado ao controle à distância de todos os seus componentes físicos: são oito Estações de Bombeamento, três Estações de Tratamento de Água, além de reservatórios apoiados e elevados construídos em pontos estratégicos dentre as 10 cidades atendidas.


Mais inaugurações – Nesta quinta-feira (17), Maranhão inaugura outros trechos da Adutora Acauã beneficiando os municípios de Pilar, São Miguel de Taipu, Juripiranga e Itabaiana. No total, são dez as cidades que passam a receber água captada na barragem Acauã. Os municípios estão localizados nas regiões do Baixo e do Médio Paraíba: Juarez Távora, Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix, Mogeiro, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipu e Itabaiana, além do Distrito de Zumbi, em Alagoa Grande.


“Mais de 135 mil pessoas passam a ter segurança hídrica, dispondo de um abastecimento de água digno e seguro, invulnerável ao fenômeno das secas”, comemorou o secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Francisco Jácome Sarmento.


O sistema adutor foi projetado originalmente e iniciado no segundo mandato do governador, mas a obra ficou praticamente abandonada nos seis anos seguintes. Segundo Sarmento, quando iniciada em 2001, a obra integrava o ‘Plano das Águas’ e tinha execução prioritária do ramal destinado ao atendimento de Campina Grande.


Acauã-Mirim – No início do mês de maio deste ano, o governador José Maranhão entregou a barragem de nível/ponte denominada Acauã-Mirim, parte integrante do Sistema Adutor de Acauã. Sarmento lembrou que Acauã-Mirim foi construída para possibilitar a captação de água na Estação de Bombeamento do Sistema Adutor Acauã em Salgado de São Félix.


A obra hoje, além dessa função, encurta a distância rodoviária entre as cidades da margem direita do rio Paraíba com todo o Estado, em particular com a BR-230 duplicada. “Mais do que sua funcionalidade como barragem, ponte e passagem molhada, a obra tornou-se um ponto turístico da região e atrai, todo final de semana, milhares de visitantes que se banham nas águas de Acauã-Mirim”, informou o secretário.



Da Secom-PB

WS NOTICIAS

WS NOTICIAS

São Braz

São Braz

No facebook.com/willamssantos.ws.3

No facebook.com/willamssantos.ws.3
JORNAL DA MANHÃ

Policlinica Servimed - Sapé - PB.

Policlinica Servimed - Sapé - PB.

Neno Emplacamento - 3283 -2481

Neno Emplacamento - 3283 -2481

Ws Noticias

Ws Noticias
A noticia com credibilidade!

Total de visualizações