Governo vai manter meta de corte de 30% do custeio até dezembro, diz Aracilba

A secretária de Finança do estado, Aracilba Rocha, afirmou esta sexta-feira, 4, que o governo vai manter o corte de 30% na verba de custeio até o final do ano.
“Já houve esse contingenciamento no orçamento e vamos manter esse corte de 30% na despesa com o custeio da máquina pública até dezembro”, disse Aracilba, que reforçou a posição do governo em também conter os gastos com pessoal.
“Só haverá incremento na folha salarial quando nós atingirmos aquele de patamar de 49% de gastos com pessoal como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto não houve esse limite, não podemos incrementar a folha”, disse Aracilba.
A secretária declarou que os cortes valem para a toda máquina pública, o que contraria dirigentes de outros poderes, ainda reticentes com o arrocho fiscal.
“Não ouvi declaração contrária a essa política. Eles não disseram nada contra e não vão dizer porque eles fazem parte do estado, jamais fariam isso”, disse Aracilba.
Segundo ela, mês a mês, representantes dos poderes institucionais vão se reunir para avaliar a situação financeira do estado. “A próxima reunião da Comissão Interpoderes vai ocorrer no próximo dia 14. Aí eles podem dar sugestões para o equilíbrio fiscal”, acrescentou Aracilba Rocha.
João Costa