Coronavírus: testes rápidos começam a ser aplicados em profissionais de saúde, na PB.
Os testes foram distribuídos em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/6/m/Y6LVLnRx2cwcuOrttInQ/teste-rapido.jpeg)
Começou nesta terça-feira (14) a aplicação dos testes rápidos para detectar Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em profissionais de saúde e de segurança da Paraíba. Os testes estão sendo realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios que possuem sede das regionais de saúde e em unidades da rede hospitalar do estado.
Pelo menos 8.700 testes rápidos foram encaminhados pelo Ministério da Saúde que devem ser aplicados em profissionais que estejam com sintomas a partir do décimo dia, como orienta o Ministério da Saúde. Os resultados dos testes rápidos saem em até 15 minutos.
Os testes foram distribuídos em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, é necessário reforçar que o teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico.
O profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias. Se o resultado for negativo, deve retornar ao trabalho.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os testes rápidos são diferentes do método laboratorial e funciona de outra maneira. É feita uma coleta de uma amostra de sangue, semelhante ao teste de glicemia. Após retirada do sangue, ele é coletado com um pipeta e colocado em uma plataforma de plástico. Se aparecerem dois traços, o resultado é positivo para Covid-19.